quarta-feira, 11 de abril de 2012

Orientações para as fotografias

Observem tudo, as cores, os detalhes, onde as pessoas e objetos estão localizados nas fotos. É no centro da foto? É em um dos cantos? Pode ficar bom tanto num ângulo quanto noutro. Procurem tirar várias fotos de uma mesma coisa de vários ângulos, de longe, de perto, de cima, de baixo, de lado.

Movimentem-se ao redor do que querem fotografar, vejam em que posição a foto fica mais bonita. Observem o entorno, o detalhe.



ATENTEM PARA A LUZ.


Toda vez que vemos uma fotografia (eu, você) fazemos leituras dela. Lemos com os olhos, observando cada elemento dessa foto e a distribuição deles, fazendo com que a foto fique harmônica.

Fazemos uma leitura com o coração: sabe aquelas fotos que nos emocionam? 

Existem informações nas fotos. Quem fotografa quer dizer, em forma de imagem, alguma coisa. É como se fosse um texto, mas um texto escrito não em palavras, mas em imagens. 

Pensem nisso:
o que vocês querem dizer com as fotos que voces estão produzindo? 
Quem olhar para as fotografias de vocês vai se emocionar?


O que as pessoas que não são de Carinhanha e as que são vão poder aprender e apreeender de CARINHANHA a partir do olhar de vocês? 

Fotografia é uma técnica que nos permite fazer um registro, documentar as coisas, mas é também, principalmente, uma arte.

E arte se faz com emoção, com sentimento.

Enfim, aguardo o olhar afetuoso de cada um de vocês sobre cada pessoa, cada lugar, cada situação desse encontro e vocês com vocês mesmos. Afinal, são os filhos de Carinhanha fotografando outros filhos de Carinhanha. O olhar de vocês poderá ser visto pelo mundo todo. Afinal, estamos com este blog e ainda será feito um livro. 

Mas também não vão achando que logo as primeiras fotografias serão perfeitas!!! Não!
É preciso ver fotografias (muitas) pra gente aprimorar nosso olhar fotográfico. 


É isso, gente!

Um beijo grande pra vocês.
Equipe de Coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário